∞/21M
₿LOCO:
Loading...

Mercado Satoshi

21 Questões com Unknown

₿LOCO 805,734
Unknown_BTC_usr

Redes Sociais

Intro

Unknown_BTC_usr é o membro mais marketeiro da Bolha Bitcoin, o homem que quase enfiou a pílula laranja na garganta do Monark. Em sua participação ao lado de Renato Amoedo, fez o protesto mais genial dos últimos tempos (uso da focinheira ao vivo).

1. Quando e como você conheceu o Bitcoin?

Quando entendi a escassez, e principalmente quando entendi que é totalmente soberano. E que eu tendo 0.0000001 BTC, tenho a mesma soberania de alguém, que tenha 1000 BTC. Apesar da diferença de poder de compra.

2. Qual é a função mais importante do Bitcoin?

Permitir a soberania individual.

3. E Por que Bitcoin? De verdade, sem termos técnicos.

Porque só existe o Bitcoin. O resto é golpe.

4. De que forma o Bitcoin mudou você? Quais os valores que te levaram à toca do coelho?

Mudou minha preferência temporal. Aquele sentimento de gastar logo hj, pq amanhã o dinheiro valerá menos e menos. Me fez ser mais racional na alocação dos meus recursos, de meu tempo e de minha produtividade. O que me empurrou de vez em direção a toca do coelho foi o resultado das últimas eleições aqui no BR. No dia, estava assistindo a TV deitado, nem me levantei da cama, rapei tudo que tinha nas contas de banco e comprei BTC. Ain’t too much. But from honest work, kkkkkkkkk

5. Quais são os Bitcoinheiros que você mais admira?

Daniel Fraga, sem ele, nenhum de nós estaria aqui. Após ele, creio que o Prof. Renato, nem tanto pela questão do BTC, mas pelo trabalho hercúleo em tirar as escamas de nossos olhos. Ele (como Fraga) faz um sacrifício enorme em prol do esclarecimento das pessoas. Mas nem todos estão prontos para entender. Em 2012 eu ouvia Fraga e não entendia. Fazia meme zoando ele no FB.

6. Quem é Satoshi Nakamoto?

Hal Finney.

7. Qual a frase sobre o Bitcoin que você mais curte?

Quem não comprar rindo, vai comprar chorando.

8. Quais são os maiores obstáculos para a ampla adoção do Bitcoin? A hiperbitcoinização é inevitável?

O maior de todos é o senso de unidade. Pelo menos foi pra mim. A gente precisa desmistificar essa questão que aprendemos em geral (na vida FIAT) de que só é possível comprar unidades inteiras de alguma meda. O conceito de fracionamento é muito escasso no meio FIAT.

9. Em 2140 é esperado que o último satoshi seja minerado, qual mensagem você deixaria para esse evento futuro? 

Até aqui lutamos, a custo de muitas horas, componentes queimados, testes e mais testes, além de muitos de nós terem sofrido perseguições, prisões e torturas. Agora é com vocês. Não desperdicem nosso trabalho.

10. Até onde você iria nessa jornada do Bitcoin, onde seria o seu limite?

A soberania (que é a liberdade plena, não confunda com riqueza, que é irrelevante) é o limite.

11. Você se considera um evangelizador do Bitcoin? Se sim, consideraria ser um cavalo de tróia pra espalhar a palavra?

Tento evangelizar pela ridicularização do legacy. Tento usar o próprio legacy para desacreditá-lo. Acho que é a forma mais eficiente. Eu me convenci graças a pessoas que fizeram este mesmo trabalho. Não sou o mais talentoso nem o mais dedicado nisto, mas ajudo como posso.

12. Qual a relevância dos movimentos adjacentes do Bitcoin? (Ex: Maximalismo, Dieta carnívora, Jesus Cristo, Conservadorismo, Armas, Red Pill, Imperativo moral e afins.)

Creio que outras pessoas podem enxergar isso como algo tóxico. Mas para a pessoa que as vezes está a ponto de desistir de tudo (a beira de um suicidio por exemplo) poucas coisas se mostram tóxicas, e estes movimentos adjacentes pelo menos pra mim, me ajudaram a ver o tanto de cagada que eu estva fazendo em minha vida, como cessar, e como caminhar num melhor caminho. Estes movimentos trabalham direta ou indiretaente, o seu processo de auto-valorização, de produtividade, de auto-responsabilidade e de consiencia econômica. Além de te ensinar a ser mais humilde (por mais que pareça paradoxal) e a ser mais responsável com o que faz e fala. Mesmo tendo toda a liberdade para fazê-lo bem, ou não.

13. Como TANKAR o mundo FIAT após entender o Bitcoin?

Fingir demência é a única forma. Qualquer coisa fora disso e você vai acabar se expondo, magoando pessoas e sendo uma pessoa “desagradável” Se vc não fingir demência, vai ser como aquele moleque de 5 anos que SABE que papai noel não existe, e fica falando pros coleguinhas. Acaba ficando chato, kkkkkkkkk

14. A quem você daria a Pílula Laranja?

Todos a quem quis dar já dei. Infelizmente, os que mais quis que entendessem não entenderam. Neste ponto, tenho sentimento completo de missão cumprida. Se morresse hoje, morreria sem este peso.

15. Quais são os meios mais práticos para se educar sobre Bitcoin?

Maratonar o canal dos bitcoinheiros, creio que deve ser republicado o conteúdo no maior número de plataformas possível, pois mesmo daqui há 10 anos, os métodos serão válidos, por mais que algumas ferramentas talvez não existam. Depois, aprender a fazer auto custódia, e saber separar usa reserva para despesas correntes em FIAT e como proteger seu stack, até de você mesmo.

16. Cite pelo menos 1 livro que te influenciou sobre Bitcoin? E indique mais 1.

Minha leitura sobre Bitcoin especificamente é muito escassa, mas posso adiantar que lendo A Arte da Guerra (Supostamente de SunTsu) me ajudou muito a entender que o Bitcoin é uma fortaleza impenetrável, cuja única coisa que pode destruí-la é você mesmo. E assim, você precisa se conhecer MUITO, e conhecer o sistema do lugar onde você vive. …”Se conhece a si mesmo e ao inimigo, não precisará temer o resultado de nenhuma batalha”… Isto não quer dizer que vc vai sair arrumando encrenca a cada 5 min, mas vai saber em quais vale a pena entrar ou não. Mas se posso indicar algum livro, além deste citado. Antifrágil, de Nassim Taleb.

17. Qual o projeto social mais interessante que você conhece sobre Bitcoin?

Não creio em projetos sociais, por mais bem intencionados que pareçam, sempre há algum interesse escuso por trás. Creio que a própria divulgação de sua existência seja o suficiente. Já tentei por exemplo, evangelizar vendedores ambulantes, mas o problema é que a pessoa tira da conta pra por na boca. Uma pessoa dessas, se por alguma volatilidade, ou erro operacional acabar perdendo 50 reais por exemplo, é a diferença entre ela almoçar hoje ou não. Acredito que responsabilidade financeira vem antes de educar sobre BTC. Se o cara for irresponsável com FIAT, será mais irresponsável com BTC.

18. Você investiria no Legacy (Renda Fixa ou Variável) ou shitcoins, para posteriormente acumular mais Bitcoin?

Tentador, mas não faria. Este raciocínio parece fazer sentido, até mesmo para quem entende um pouco mais sobre o BTC. A verdade é que passado algum tempo fazendo isso, você percebe que só perdeu dinheiro, tomando rekt, pagando taxa de transação, pagando taxa de corretagem, tomando rugpull, tendo saldo bloqueado, etc. O molho sai mais caro que o peixe. Hoje em dia, prefiro investir em produtividade, e gastar este tempo estudando como trabalhar mais e melhor, e deixar meu stack bem quietinho.

19. Sobre El Salvador, você é Bullish ou Bearish? Por que?

Acredito no projeto, Bukele mostrou a que veio. Sobre ES x BR, prefiro ES toda vida, pois lá não sabemos que vai dar. Aqui, temos a certeza de afundar.

20. Quando você teve 100% de certeza que o Bitcoin seria algo que mudaria a história da humanidade?

Quando Fraga fugiu. Mas ainda assim, eu não tinha entendido em nada o BTC.

21. Qual sua opinião sobre os Bitcoinheiros que viraram a casaca para o mundo Cripto? Qual a shitcoin que você mais odeia? Qual o detrator do Bitcoin que você gostaria de mandar tomar ”naquele lugar”?

Acho que cada um num momento ou em outro vai pagar por algo que tenha feito. Acredito que é um erro muito grande atiçar a ganância das pessoas, porque nem todo mundo tem um senso de responsabilidade bem estabelecido, pra entender que apesar da indicação de X ou Y, você que no fim das contas decidiu comprar shitcoin A ou B. Algumas pessoas podem não entender assim, e você acabar dentro de uma mala, como o shitcoiner argentino. Não acho certo que tenha acontecido, mas aconteceu. E este pra mim seria o menor dos riscos. Não quero viver com a responsabilidade de ter estragado a vida de A ou de B. Muitos o fazem sabendo disso. Recebem grandes quantidades de shitcoins diretamente das empresas que as lançam, e ai saem o momentos de pump e dump, e mostram resultados de “trades” certeiros, mas a diferença não é que ele atira bem, é que ele tá com wallhack.