∞/21M
₿LOCO:
Loading...

Mercado Satoshi

Aniversário do Whitepaper do Bitcoin

₿LOCO 814,691

31 de outubro de 2023

Afinal, O que é o Whitepaper do Bitcoin?

Hoje faz 15 anos do lançamento do Whitepaper do Bitcoin, em seguida vamos explicar brevemente sua importância e seu significado.

O whitepaper do bitcoin é um documento escrito pelo criador pseudônimo do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, em 2008.

Ele é tecnicamente intitulado Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System (Bitcoin: um sistema de dinheiro eletrônico ponto a ponto) e descreve o projeto e a funcionalidade da rede Bitcoin.

Quando o Whitepaper do Bitcoin foi lançado?

O whitepaper do Bitcoin foi publicado originalmente em 31 de outubro de 2008 na famosa lista de email de discussão sobre criptografia.

O mais notável é que ele foi publicado em meio à crise financeira de 2008.

Na verdade, o whitepaper foi publicado apenas duas semanas depois que as autoridades dos EUA anunciaram um pacote de resgate bancário de US$ 2 trilhões, chamado “Emergency Economic Stabilization ACT of 2008”.

Essas crises foram uma das principais motivações para a criação do bitcoin

Satoshi e muitos outros dos primeiros usuários do Bitcoin acreditavam que a remoção da capacidade de imprimir dinheiro dos bancos centrais ajudaria a evitar essas crises no futuro.

O que Diz o Whitepaper do Bitcoin? 

Os principais componentes do protocolo Bitcoin são descritos no whitepaper, incluindo

  • Uma rede descentralizada ponto a ponto para transações
  • Criptografia ECDSA para proteger moedas em endereços
  • Mineração de “prova de trabalho” para regular a ordem das transações e gerar novas unidades de Bitcoin
  • Um livro-razão público (também conhecido como blockchain) para registrar e verificar as transações.
  • O uso da prova de trabalho para ordenar as transações e uma rede de nós para validá-las a fim de resolver o problema do gasto duplo foi um dos recursos mais importantes do Bitcoin.

As tentativas anteriores de moeda digital sofreram ou fracassaram porque não conseguiam resolver facilmente o problema do gasto duplo sem criar níveis inaceitáveis de centralização na rede.

Por que o Whitepaper do Bitcoin é importante?

O Whitepaper é crucial para o Bitcoin, pois descreve a arquitetura e a operação da rede e fornece uma descrição completa de como o sistema deve funcionar. Ele estabeleceu muitas das ideias fundamentais que formam a base do Bitcoin , pois foi o primeiro documento a delinear a ideia de uma moeda digital descentralizada baseada na ordenação e na segurança de transações por meio da Prova de Trabalho.

O problema de longa data da duplicação de gastos em sistemas de moeda digital (que anteriormente havia dificultado o desenvolvimento de uma moeda digital viável) também foi resolvido no Whitepaper.

Por último, mas não menos importante, o Whitepaper é fundamental para o Bitcoin, pois estabeleceu a legitimidade da rede e de Satoshi Nakamoto, que a criou.

Ele promoveu o interesse no Bitcoin e provocou o desenvolvimento do primeiro software Bitcoin em 2009, que estabeleceu a base para a atual rede Bitcoin.

No entanto, em última análise, o whitepaper é importante porque o bitcoin alcançou o que seu criador se propôs a alcançar no final de seu whitepaper:

Propusemos um sistema para transações eletrônicas sem depender de confiança.

Baixe o Whitepaper do Bitcoin AQUI.

Créditos: Bitbo – Texto Original Bitcoin Whitepaper Day